11/02/2026
CULTURA

 

*Habilidades comportamentais são exigências na busca por emprego*



O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo, desafiador e exigente. Para além das habilidades técnicas, é igualmente importante se ater a aspectos emocionais e cognitivos quando se busca uma vaga de emprego, uma vez que o desenvolvimento integrado é um diferencial para o crescimento e fortalecimento profissional e pessoal. No quesito técnico, ter habilidades em informática básica, ferramentas digitais mais utilizadas e domínio de idiomas continuam a figurar como fundamentais. Em soma a isso, a parte comportamental também costuma estar no centro das exigências. É possível aperfeiçoar o que cada candidato possui e construir ou impulsionar aspectos mais tímidos, como a proatividade e capacidade de ouvir e realizar feedbacks profissionais.

De maneira ampla, construir uma “inteligência emocional” diante das situações, em especial às profissionais, é importante e possível. Ainda que desafiadora, tem sido um pilar muito procurado por recrutadores e empresas durante o momento da entrevista, ao longo de testes e contratações formais. Berenice Silva, Analista de Carreiras do Unifacid Wyden, observa que focar nos aspectos comportamentais é tão importante quando dominar a técnica da área profissional escolhida. “O mercado de trabalho está exigente e tem passado por atualizações constantes, o que obriga a nos atualizarmos também.  Podemos fazer isso através da participação em palestras, congressos, workshops e eventos diversos na sua área de carreira”, explica. 

Neste contexto, a saúde mental é fundamental para o sucesso no mercado de trabalho, uma vez que tem relação direta com a possibilidade de sucesso, de se mostrar capaz e confiante para exercer a função. A professora de Psicologia do Unifacid Wyden, Bianca Lopes, ressalta que a busca por emprego pode ser estressante. Isso pode “afetar a autoconfiança e motivação com algumas negativas. Por isso, característica como resiliência são importantes para lidar com essa pressão e estresse”, pontua. A docente acrescenta que na hora de buscar a tão esperada vaga, “além da adaptabilidade, ter uma comunicação clara, boa relação pessoal, trabalhar em equipe, saber resolver conflitos e problemas e, principalmente, ser capaz de dar e receber feedbacks são habilidades essenciais para o mercado atual”, orienta. 

Dessa forma, é preciso que cada pessoa identifique suas potencialidades e pontos de aperfeiçoamento. Apostar em acompanhamento de um especialista de carreiras e profissionais da saúde mental também são estratégias para desenvolver os aspectos comportamentos e associá-los aos conhecimentos técnicos na hora de procurar emprego. Berenice Silva reitera que o comportamental contribui de muitas formas, já que a proatividade, por exemplo, ajuda a “antecipar ou melhor agir diante de alguma situação futura. Além disso, lidar com pressão, assim como saber dar e receber um feedback é algo muito delicado. Para algumas pessoas, quase que impossível. Porém, é extremamente necessário em qualquer área de carreira que você queira seguir”, observa.

*Área de Carreiras contribui inserção integrada no mercado de trabalho*
 
O setor de Carreiras do Unifacid Wydden ganhou uma estrutura moderna e acolhedora, especialmente pensada para potencializar esse suporte à empregabilidade. É uma área que contribui e participa da vida acadêmica de alunos e egressos com foco no desenvolvimento de suas habilidades. Dessa forma, oferece atividades que envolvem acolhimento, autodesenvolvimento, conexão com o mercado, diversidade, inclusão e empreendedorismo — pilares que sustentam as iniciativas da área em todo o país. 

A Analista de Carreiras Berenice reforça que o setor atua com diversas ações, como a divulgação de vagas de estágio, emprego e jovem aprendiz. Além disso, realiza “orientação de currículo, de acordo com o que o mercado está exigindo; faz simulação de entrevista para que o aluno vá com suas respostas mais estruturadas e, assim, tenha mais chances de ser contratado, afinal, o nervosismo pode atrapalhar tudo. Também promove eventos e palestras com a participação de profissionais e empresas renomadas. E ainda contamos com o Programa Singular, voltado para áreas específicas, a exemplo de concursos”, finaliza.

 

piauidobem.com (c) 2017 - Todos os direitos reservados.