Entenda Minhas Mãos encerra a segunda etapa com mais 50 servidores capacitados
A Secretaria de Administração (Sead), da Escola de Governo (Egepi), realizou, nesta terça-feira (30), o encerramento da segunda etapa do projeto Entenda Minhas Mãos. O projeto visa capacitar servidores estaduais em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a fim de promover um atendimento mais inclusivo para pessoas surdas nos órgãos públicos.
O programa, promovido pela Sead em parceria com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), foi criado para ensinar Libras aos servidores estaduais, principalmente aqueles que atuam no atendimento ao público. Nesta segunda etapa, 50 servidores de diversos órgãos estaduais foram capacitados através de três turmas. Um destaque dessa fase foi a criação de uma turma exclusiva para servidores da área da saúde, que receberam matérias especializadas para melhor atender às necessidades desse segmento da população.
De acordo com o diretor da Escola de Governo, Carlos Alberto Moura, o encerramento da segunda etapa do Entenda Minhas Mãos representa a conclusão de um ciclo vitorioso, onde já foi possível colher os primeiros frutos. "Finalizar mais uma etapa desse programa tão importante e saber dos impactos positivos já causados nos órgãos públicos do estado nos enche de alegria. Um reflexo do sucesso do programa é que, em apenas um ano de existência, o Entenda Minhas Mãos já foi indicado para duas premiações voltadas à inclusão social e valorização do serviço público, com o prêmio local Piauí de Inclusão Social e o prêmio Espírito Público, de âmbito nacional", acrescentou.
Segundo o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o projeto tem um papel crucial na vida da comunidade surda, capacitando servidores para que possam estar aptos a receber a comunidade surda e lhes dar os encaminhamentos necessários. "Ficamos muito felizes, porque esse projeto já deu uma proporção nacional. Semana passada, nós estivemos no Rio de Janeiro participando do Prêmio Espírito Público. O nosso projeto ficou entre os três finalistas do Brasil, então já somos muito vitoriosos com estes resultados", acrescentou o secretário.
Para o servidor Sérgio Melo, do Corpo de Bombeiros, o programa tem um valor fundamental para garantir um atendimento humanizado nos órgãos públicos para a comunidade surda. "Isso é muito importante para integrarmos o surdo em cada repartição pública, lhes dando realmente o direito de serem atendidas com qualidade, respeito e competência. Por isso é tão importante a gente dar realmente acesso ao surdo, para que ele tenha em cada instituição o respeito de ser atendido com uma comunicação clara e inclusiva", destacou Sérgio.
A terceira etapa do programa está prevista para iniciar na segunda semana de agosto e trará novidades, como turmas exclusivas de nível básico para a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). Além disso, haverá turmas de níveis intermediário e avançado para os servidores que já participaram das etapas anteriores, ampliando ainda mais o alcance e impacto do projeto.