06/07/2024
POLÍTICA

 

Citer: Rafael Fonteles defende aprovação do marco legal do hidrogênio verde para impulsionar investimentos no Brasil


O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (3), da Mesa-Redonda Magna, que sucedeu a abertura oficial da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis - Citer, que está sendo realizada no Centro de Convenções, de 03 a 05 de junho, em Teresina. Autoridades discutiram temas relevantes para o setor, entre eles a criação do marco legal do hidrogênio verde, que foi o foco da mesa-redonda.

Fonteles defende a aprovação urgente da matéria, que tramita no Congresso Nacional, criando a legislação para regular o setor. O governador do Piauí ressaltou a necessidade de acompanhar outros países do mundo, que já estabeleceram suas leis específicas.



“Ficou claro da importância e do tempo mais do que adequado para isso ser aprovado, para alavancar os investimentos ainda maiores aqui no Brasil, especialmente no Nordeste, no Piauí, na área de renováveis, na área do hidrogênio verde”, declarou Rafael.

Para Rafael Fonteles, o hidrogênio verde é a matriz de transição energética mais viável no mundo, por permitir que vários países se tornem produtores. Ele entende que as condições naturais diferenciadas dão ao Brasil condições de competir em igualdade com outros países do mundo, que oferecem grandes incentivos para atrair investidores.

“Temos as melhores condições naturais, temos as instituições do meu estado e meu país envolvidas, temos ZPE (Zona de Processamento de Exportações), temos água doce que alguns vizinhos não têm, temos uma legislação que já está no ponto de ser aprovada”, complementou.



Rafael Fonteles defendeu ainda uma articulação dos governadores em apoio à votação e aprovação do marco legal do hidrogênio verde, ainda no primeiro semestre deste ano.

A mesa-redonda  foi composta também por Bárbara Rubim, vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica; Celso Pansera, diretor-presidente da Finep; Elbia Gannoum, Ceo da ABEEólica; Fernanda Delgado, Ceo da ABIHV; Thiago Barral, representando o Ministério de Minas e Energias; Marcelo Castro, senador do Piauí; e Washington Bonfim, secretário do Planejamento do Governo do Piauí.



Sobre a Citer

A Citer oferece palestras e debates sobre o futuro da energia sustentável para o estado, para o Brasil e para o mundo, com foco no hidrogênio verde. Até o dia 05, quarta-feira, serão mais de 30 painéis com especialistas e atores do setor.

É também uma Feira de Negócios de Energias Renováveis, onde pequenas, médias e grandes empresas terão a oportunidade de expor seus produtos e serviços, realizar networking, gerar novos negócios, trocar experiências sobre as novas tecnologias e diversificar seu portfólio de investimentos.

O evento abre espaço para exposições de trabalhos desenvolvidos por alunos da rede estadual, entre outras atividades voltadas para o desenvolvimento da geração de energia limpa.

 

piauidobem.com (c) 2017 - Todos os direitos reservados.