06/07/2024
CULTURA

 

Citer, maior conferência de energias renováveis do Brasil, começa nesta segunda (3) em Teresina


O governador Rafael Fonteles e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, abrem nesta segunda-feira, dia 3, às 14h30, no Centro de Convenções de Teresina (CCT), a Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (Citer), maior evento do setor no Brasil. 

Com ampla programação no período de 3 a 5 de junho, a conferência terá mais de 180 palestrantes e 45 painéis simultâneos, sendo realizado nos formatos híbrido, presencial e virtual, com tradução simultânea ao vivo.  O tema central será "As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável”. 

A coordenadora do evento, Ana Paula Rodrigues, destaca que o Piauí será o primeiro estado do Brasil a sediar essa conferência e adianta que está dando o primeiro passo para a discussão sobre transição energética e meio ambiente. “Vamos realizar outras conferências após essa e o Piauí está sendo o grande protagonista por iniciar a discussão importante para o mundo”, diz a coordenadora.

Dos 180 palestrantes, 160 são de outros estados e países, o que mostra a grandeza do evento, que espera 5 mil pessoas por dia. Além disso, haverá transmissão e tradução simultânea da programação, cujo link será disponibilizado para quem se inscrever.  

A Citer visa fomentar o diálogo entre diversos setores da sociedade, disseminando conhecimento sobre as inovações tecnológicas mais recentes no campo das energias renováveis, com foco especial no hidrogênio verde. Além disso, busca aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas e a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Acordo de Paris.

Na programação haverá painéis simultâneos de diálogos, feira de negócios de energias renováveis, espaços específicos de networking e a continuação do projeto Citer Pop, iniciado no dia 21 de maio nas escolas públicas do Piauí com o intuito de difundir o conhecimento científico sobre energias renováveis entre o público jovem.

Serão realizadas, ainda, atividades de educação ambiental, culturais e de intervenção urbana, bem como visitas técnicas a parques eólicos. No dia 5 de junho será realizada a Conferência Estadual de Meio Ambiente do Piauí.

A Citer é uma realização do Governo do Piauí, por meio da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí); do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU); e do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (Icima), além de outras 15 entidades, instituições e universidades. 

Como será dividido o evento

Painéis simultâneos

Os painéis simultâneos de diálogos serão mediados por personalidades e jornalistas, e serão compostos por autoridades e especialistas nos temas; além de representantes de cada setor da sociedade que demonstrarão diferentes pontos de vista sobre as temáticas abordadas.

Feira de Negócios de Energias Renováveis

Pequenas, médias e grandes empresas terão a oportunidade de expor seus produtos e serviços, realizar networking, gerar novos negócios, trocar experiências sobre as novas tecnologias e diversificar seu portfólio de investimentos. Tudo será feito com a participação setor público e privado, além de associações que atuam no setor de energia renovável.

Espaços específicos de networking

Os espaços específicos para networking servirão para que os participantes interajam e estabeleçam conexões valiosas com profissionais, investidores e representantes de empresas do setor de energias renováveis, podendo criar relacionamentos comerciais duradouros, compartilhar conhecimentos e abrir portas para novas oportunidades de negócios.

Citer Pop

O projeto CITER POP visa difundir o conhecimento científico sobre energias renováveis entre o público jovem e demais interessados. As ações de popularização da ciência começaram no dia 21 de maio, com lançamento no Liceu Piauiense, e passou ainda por outras escolas e culminará na Conferência em junho. Estão à frente do projeto instituições correalizadoras da CITER, ligadas à educação e academia.

Conferência Estadual de Meio Ambiente do Piauí

No dia 5 de junho será realizada, dentro da Citer, a Conferência Estadual de Meio Ambiente do Piauí. O evento irá abordar temas como mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e energia limpa, reunindo gestores e especialistas na área ambiental, além de realizar diversos lançamentos de livros voltados para a temática ambiental.

Atividades de educação ambiental

Estudantes das escolas públicas e privadas terão a oportunidade de participar de atividades de educação ambiental relacionadas às temáticas do meio ambiente, das energias renováveis, das mudanças climáticas e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 desenvolvida durante reunião na Organização das Nações Unidas (ONU).

Intervenção Urbana

Em parceria com o poder público e com a participação da sociedade civil, foram escolhidos pontos na cidade de Teresina, onde foram realizadas atividades de intervenção urbana com os símbolos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Além de abordar a importância dos ODS, as atividades têm o intuito de estimular o envolvimento da sociedade do Piauí com a realização da CITER.

Inscrições feitas online e no local

A Citer está com inscrições abertas e são gratuitas. Quem quiser também pode fazer a inscrição no local. Algumas palestras do evento acontecerão no auditório da Assembleia Legislativa do Piauí. 

A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento, www.citer.com.br

 

piauidobem.com (c) 2017 - Todos os direitos reservados.