06/07/2024
ENTRETENIMENTO

 

Festival de Inverno de Pedro II vai inrementar economia da cidade


A 18ª edição do Festival de Inverno de Pedro II vai incrementar a economia local, com grandes perspectivas para a rede hoteleira, restaurantes, artesanato, bem como para o comércio de opala, pedra preciosa encontrada apenas neste município piauiense e na Austrália. O ecoturismo também será destaque na cidade.

O governador Rafael Fonteles disse que o festival é grande não apenas pelos shows, mas porque também traz o artesanato, negócios, turismo e a gastronomia de Pedro II para os visitantes e tudo isso incrementa a economia. O gestor destacou que a cidade é acolhedora. "Pedro II é a terra da opala, que eu trago sempre aqui na lapela do paletó e divulgo esse nosso bem precioso", frisa Fonteles. 

governador rafael fonteles

Segundo o secretário do Turismo, José Neto Monteiro, o município de Pedro II cresceu bastante a partir do festival. “É uma cidade de grande potencial turístico, que tem uma boa rede hoteleira e bons restaurantes para receber quem vem de fora. Em sua nova edição, o evento chega com mais vigor, maior e melhor em relação à edição de 2023 e vai fortalecer a economia”, destacou o gestor.

842A7073.jpg

O evento será realizado no período de 30 de maio a 2 de junho, por meio da parceria do Governo do Estado com o Sebrae-PI, que desenvolverá uma série de ações em mais uma edição do festival. Entre as atividades estão a realização de capacitações sobre educação ambiental no turismo, atendimento e vendas, bem como boas práticas no serviço de alimentação. Também será realizada consultoria para produtos do artesanato, qualidade no atendimento, segurança sanitária e governança dos meios de hospedagem, criação e melhorias de pratos; e controle financeiro nos estandes.

“O Festival de Inverno de Pedro II é fruto da colaboração entre diversas instituições comprometidas em fortalecer o turismo, a economia e a cultura regional. Durante o evento, o Sebrae promove a Vila Empreendedora e a Vila Gastronômica, iniciativas destinadas a fomentar a geração de negócios e dar visibilidade às micro e pequenas empresas. Além disso, nos meses que antecedem a festa, o Sebrae oferece cursos e consultorias, preparando os empresários para maximizar suas oportunidades de sucesso”, destaca Júlio César Filho, diretor superintendente do Sebrae no Piauí.

Shows

Ao longo de quatro dias, a Terra da Opala receberá shows de artistas piauienses e nacionais. O Palco Opala receberá Ritchie, Ana Carolina, Demônios da Garoa, Paulo Ricardo, Maneva, Maria Gadú, Marcelo Falcão, entre outros.

WhatsApp Image 2024-05-09 at 11.21.59.jpeg

Conheça a cidade de Pedro II

A cidade de Pedro II é conhecida como "Suíça Piauiense", por conta do seu clima serrano. Possui um grande potencial turístico, com as únicas minas de opala do Brasil, cachoeiras, um rico artesanato em tecelagem e o seu casario colonial, herança da colonização portuguesa. 

Pedro-II-site.jpg

A cidade também é bastante visitada por turistas devido às suas belezas naturais, como o Morro do Gritador, cânion com cerca de 180 metros a uma altitude de 730 metros acima do nível do mar; a Cachoeira do Salto Liso, com suas águas frias e cristalinas com véu de água de cerca de 30m; e o Olho d'Água Buritizinho, entre outros. A cidade conta ainda com sítios arqueológicos (da Lapa) que retratam a vida do homem pré-histórico nestas terras.

06032B14-5CFC-44C0-8A77-DEBB1E2D1FBA.jpeg
Cachoeira do Urubu Rei - Pedro II (Foto: Thiago Amaral)

Um conjunto arquitetônico em estilo barroco revela uma Pedro II histórica. A distância entre Teresina e Pedro II é de 206 km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 3h2min.

 

piauidobem.com (c) 2017 - Todos os direitos reservados.