06/07/2024
ENTRETENIMENTO

 

Secretaria das Mulheres abre inscrições para a 3ª Corrida contra o Feminicídio


A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi), em parceria com órgãos governamentais, sociedade civil e empresas, realiza a 3ª Edição da Corrida contra o Feminicídio, que acontecerá no dia 26 de maio, no Parque Nova Potycabana. A ação visa chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento da misoginia e do feminicídio, e estimula o rompimento de qualquer ciclo de violência doméstica através da Corrida. Para participar, é necessário fazer a inscrição on-line no site do Governo e Secretaria das Mulheres a partir desta terça-feira (7) e até o dia 20 de maio.

A secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, destaca que a corrida é realizada em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, em memória às vítimas do estupro coletivo ocorrido em Castelo do Piauí, para que esse tipo de violência nunca mais aconteça. “Realizamos diversas ações ao longo do ano em prol das mulheres, mas neste mês de combate ao feminicídio nós não podemos nos esquecer que as mulheres estão sendo estupradas e mortas, e é importante que a sociedade se sensibilize e tenha conhecimento da realidade", pontua Zenaide.

O evento terá início às 6h, com largada e chegada no Parque Nova Potycabana. O percurso, com extensão de 2,5 km, seguirá pela Av. Raul Lopes em direção à ponte Wall Ferraz, retornando pela rotatória do Monumento “Negros Mercadores” e terminando no palco principal do Parque Nova Potycabana. Durante o evento, haverá o espaço "Ei, mermã, você não está sozinha", com uma feirinha expondo produtos de mulheres empreendedoras, aluguel de bicicletas e orientações sobre saúde e sobre a Lei Maria da Penha.

A participação na corrida está aberta ao público, incluindo profissionais do esporte, amadores ou não, coletivos de mulheres e organizações que desenvolvem trabalho com mulheres. As inscrições estão disponíveis no link abaixo e também podem ser acessadas na bio do Instagram (@sempimulheres) e nas plataformas do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres - Sempi, até o dia 20 de maio de 2024, às 23h59min.

No período de 22 a 24 de maio, das 8h às 17h, as inscritas receberão o kit (camiseta, garrafa, numeração e material informativo de prevenção à violência doméstica) na própria Secretaria, e no dia 25 de maio, das 8h às 16h, na Potycabana. A entrega dos kits será mediante apresentação do CPF e 1 kg de alimento, que será doado às organizações que trabalham com mulheres em situação de violência.

A premiação acontecerá no palco principal do Parque Nova Potycabana, com medalhas para as/os participantes inscritos. "A corrida representa um marco significativo, pois não se limita apenas a Teresina, mas se estende por todo o Estado, com diversos municípios realizando atividades simultâneas ou em datas distintas, todas focadas no combate ao feminicídio", destaca a secretária.

A Corrida contra o Feminicídio, também conhecida como Corrida contra a Misoginia, é uma iniciativa faz parte da campanha "Ei, mermã, no enfrentamento ao feminicídio", uma ação em prol da conscientização e combate à misoginia, representando a luta pelo fim do feminicídio em nossa sociedade.

Se estiver passando por qualquer tipo de violência, denuncie através do “Ei, mermã, não se cale!”, que atende pelo whatsapp 0800 000 1673, ou vá até a Casa da Mulher Brasileira, localizada na Avenida Roraima, 2563, bairro Aeroporto. Ambos funcionam 24h.

FAÇA AGORA MESMO A SUA INSCRIÇÃO AQUI.

WhatsApp Image 2024-05-07 at 14.15.24.jpeg

 

piauidobem.com (c) 2017 - Todos os direitos reservados.