29/05/2024
SAÚDE

 

Secretaria de Saúde oferece ao trabalhador atendimento pelo SUS no centro de referência Cerest


Neste Dia do Trabalhador (1º), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), reafirma o compromisso com os piauienses em promover ações e oferecer serviços que visam melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador através da prevenção e vigilância. Para isso, a Sesapi conta com os serviços gratuitos do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

O Cerest é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferece ao trabalhador, formal ou informal, de empresa pública ou privada, com ou sem carteira assinada, serviços gratuitos de saúde, como atendimento médico e de imunização.

Todo trabalhador que esteja adoecido por Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (Dart) pode receber acolhimento no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador. “Para isso, o Cerest dispõe de uma equipe multiprofissional, com médicos do trabalho, psicólogos, fonoaudiólogo, fisioterapeutas e assistentes sociais”, destacou a superintendente de Atenção aos Municípios da Sesapi, Leila Santos.
 
O local oferece ainda ao trabalhador serviços de imunização e emissão do Laudo Caracterizador de Deficiência (PCD). “As vacinas do calendário adulto de imunização são oferecidas no Cerest. Além disso, toda a equipe de profissionais está apta a emitir o laudo PCD para aqueles trabalhadores que necessitam ser inseridos no mercado de trabalho na lei de cota para pessoas com deficiência”, explicou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), órgão ao qual o Cerest está vinculado.

Além do Cerest Estadual, localizado na zona norte de Teresina, o Piauí conta com mais quatro unidades Regionais, nos municípios de Bom Jesus, Parnaíba, Picos e Uruçuí.

 

piauidobem.com (c) 2017 - Todos os direitos reservados.