28/05/2024
POLÍTICA

 

Defesa Civil realiza entrega de kits escolares em unidades de ensino de Pedro II e Piripiri


Nesta terça-feira (30), o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil, realizou a segunda etapa do programa “Defesa Civil na Escola”, com a entrega de kits escolares para turmas de 6° e 7° ano do ensino fundamental de unidades de ensino municipais de Pedro II e Piripiri.

Em Pedro II, os kits foram entregues na Escola  Municipal Lagoa do Sucuruju (Serra dos Matões) e no Grupo Escolar Professor Manoel Cunha. Em Piripiri, foram entregues na Escola de Tempo Integral Maria de Lourdes Assunção e na Escola Rural do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Os kits são compostos pela sacochila, caneta e agendas personalizadas com as cores e ilustrações correspondentes ao Programa Defesa Civil na Escola. Os materiais serão utilizados durante o período de realização do programa para anotações e desenvolvimento de atividades dentro de sala de aula, incentivando o interesse dos alunos com as temáticas apresentadas.

Para o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual, Werton Costa, a etapa de entrega dos materiais é muito especial para inserir os estudantes dentro da temática de percepção de riscos.

"Nesse programa, a gente cumpriu algumas etapas que foram essenciais, como a etapa formativa junto com os professores, explicando a metodologia da educação de riscos, que trabalha com a aprendizagem baseada em problemas, metodologias ativas, não interfere na dinâmica curricular e insere dentro dos conteúdos tradicionais a lente da percepção de riscos. São nessas turmas, nessa faixa de idade, que as crianças veem nos conteúdos de ciências humanas e ciências naturais informações relativas às condições de risco, tanto do ponto da biologia, química, física quanto da geografia e história", explica o diretor.

De acordo com a secretária Municipal de Educação de Pedro II, Elane Matos, o projeto é essencial para a compreensão dos alunos em relação ao cenário de proteção civil no município.

"As nossas escolas participam colocando os alunos para compreenderem junto dessa parceria, que tem sido muito importante para o nosso município, aprendendo e multiplicando esse entendimento que a defesa civil tem trazido para nós, levando para as comunidades onde vivem os alunos e também para outras escolas. Esse entendimento é de onde podem haver desastres, como eu posso fazer para preservar o cenário, as pessoas, e se, caso houver um desastre, como faremos para ter resiliência", afirma a secretária.

“Estamos iniciando uma segunda etapa desse programa, que é um projeto pioneiro e que já nasceu grande em decorrência de sua importância de  estar preparando nossos alunos da rede pública municipal para sua autodefesa e para que possam se tornar cidadãos mais resilientes e possam ajudar a proteger o próximo. Gostaria de agradecer ao secretário de estado de Defesa Civil, Nerinho, que trouxe esse projeto pioneiro para o nosso município, que foi abraçado por nossas escolas com o propósito de estarmos preparando nossos alunos para que venham a entender a necessidade da proteção e cuidado da dignidade da vida humana”, conta a secretária de Educação de Piripiri, Tânia Marilda.

Defesa Civil nas Escolas

O programa Defesa Civil nas Escolas visa promover ações que ampliem a resiliência de comunidades, estudantes e da população frente à ocorrência de eventos adversos. Seu objetivo é contribuir para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários quanto de sujeitos, atuando na redução de danos, na prevenção, na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global.

O programa é executado na forma de pilotagem, ou seja, é um programa teste, que já está sendo executado em sete escolas de três municípios, sendo duas em Pedro II, duas em Piripiri e três em Picos. O trabalho é desenvolvido com crianças do 6º e do 7º ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio. A culminância será após quatro meses, quando as crianças e jovens deverão apresentar um produto ou uma ação social de impacto na comunidade.

 

piauidobem.com (c) 2017 - Todos os direitos reservados.