06/07/2024
ENTRETENIMENTO

 

Dia do Trabalhador: Setur indica atrativos turísticos para visitar neste feriado


Nesta quarta-feira, 1º de maio, celebra-se o Dia do Trabalhador, e nada melhor que aproveitar o feriado "turistando" pelo Piauí. Pensando nisso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) selecionou alguns atrativos para conhecer e desfrutar o dia livre, praticando turismo doméstico.

Litoral

O litoral piauiense é um verdadeiro espetáculo e oferece opções de lazer maravilhosas. Desde a Lagoa do Portinho e praias, como Atalaia, Coqueiro, Itaqui, Macapá, Pedra do Sal e Barra Grande, a passeios culturais, como o Centro Histórico de Parnaíba e, também, o Porto das Barcas.

AMRL2963.jpg
Praia de Barra Grande (Foto: Thiago Amaral)

Na região, ainda é possível visitar o belíssimo Delta do Parnaíba, considerado o maior das Américas. Por meio de barcos ou lanchas, o turista pode navegar pelo delta, ter acesso a ilhas e ilhotas com manguezais, e presenciar a revoada dos guarás, um verdadeiro espetáculo da natureza.

Cachoeiras

Para aqueles com espírito aventureiro, que amam um bom e refrescante banho de cachoeira, o Piauí possui quedas-d’águas de Norte a Sul. As mais populares são as Cachoeiras da Campeira, Urubu-Rei, Tombador, Xixá, Formosa e Engenho Velho.

Parques e cânions

Feriado e Piauí também combinam com parques naturais. Para aqueles com disposição para prolongar o feriado, a dica é conhecer Sete Cidades, Serra da Capivara e Serra das Confusões. Esses atrativos guardam formações rochosas e sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres que contam a história dos primeiros homens na América, como a reconhecida mundialmente Serra da Capivara. Além disso, os Cânions do Viana, no Sul do estado, e do Rio Poti, no Norte, são um espetáculo à parte, oferecendo passeios que contemplam a rica biodiversidade da região.

AMRL0371.jpg
Parque Nacional Serra da Capivara (Foto: Thiago Amaral)

Teresina

 

Na Capital, o que não falta é opção de lazer. O turista pode reunir a família e os amigos para um piquenique nos parques Potycabana e da Cidadania, enquanto contemplam um pôr do sol.
Outro lugar incrível para presenciar o fim de tarde é o Parque Ecológico Encontro dos Rios, mas antes o turista não pode deixar de ir ao Polo Cerâmico do bairro Poti Velho, localizado na região. Por lá, são encontradas diversas peças feitas a partir da argila retirada dos rios Poti e Parnaíba: são mandalas, jarros, esculturas, objetos de decoração para jardins e até joias.

CK8A9810.JPG
 Parque Ecológico Encontro dos Rios (Foto: Thiago Amaral)

Teresina também possui, na zona Rural, uma ótima variedade de sítios que oferecem aos turistas e visitantes experiências imersivas na natureza, bem como uma deliciosa culinária local.

 

piauidobem.com (c) 2017 - Todos os direitos reservados.