Unidade Escolar Lourival Parente promove diálogo com estudantes sobre bullying
O diálogo aberto sobre os efeitos da prática de bullying no ambiente escolar e na internet foi uma das estratégias adotadas pela gestão escolar da Unidade Escolar Lourival Parente, localizada na zona Sul de Teresina, para trabalhar as habilidades socioemocionais dos estudantes.
A ação promovida nesta terça-feira (11) para as turmas da 1ª série do Ensino Médio envolveu uma roda de conversa mediada pela equipe de psicólogos do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau. O diálogo abrangeu ainda a identificação de situações em que ocorre a prática do bullying entre os estudantes.
Segundo a gestora escolar, Jocielma Magalhães, a parceria com os profissionais da faculdade surge da necessidade em promover os benefícios das habilidades socioemocionais tendo como resultado a redução da prática de bullying no espaço escolar.
“A escola busca desenvolver projetos em que esta temática seja trabalhada de forma contínua, seja o seu significado ou suas consequências na escola. O trabalho socioemocional desenvolvido na escola deve moldar este estudante em um perfil que a sociedade almeja enquanto cidadão que respeite as diferenças dentro e fora da escola. A partir destas conversas, os alunos praticam o respeito aos colegas, professores e funcionários”, explica a gestora escolar.
Em seu primeiro ano no Ensino Médio, o estudante Lourenço Luan Leão Lima define a conversa com os psicólogos como esclarecedora. “Hoje aprendi muito na palestra sobre o bullying e o resultado que isso causa nas pessoas. Foi muito esclarecedor entender como as pessoas sentem e como todos devem ter atenção com o colega próximo para não praticar o bullying. Esta é uma forma já ultrapassada para estarmos vivendo, pois ninguém pode desrespeitar a cor da pele, o sexo, as crenças e devemos aceitar o colega como é e como deseja ser”, ressaltou o estudante.
O trabalho socioemocional acontece ainda com atividades da Semana Presente na Rede Estadual de Educação. Nas escolas são desenvolvidas palestras a partir de temáticas que envolvem competência socioemocional, fortalecimento de vínculos na escola, empatia, autogestão, construção coletiva das regras de convivência no ambiente escolar.