Nucepe lança edital de concurso com 400 vagas para Corpo de Bombeiros no Piauí
A solenidade de lançamento do edital de seleção para o Corpo de Bombeiros Militar – PI aconteceu na manhã desta quarta-feira (4), na sede do Corpo de Bombeiros, em Teresina (PI). O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) da Uespi é a instituição responsável pela execução do cronograma do edital. São 400 vagas com cinco etapas no processo. Serão 200 vagas para nomeação imediata e 200 destinadas para cadastro reserva.
Estiveram presentes nesse momento importante o reitor da Uespi, Prof. Dr. Evandro Alberto, a Prof. Dra. Bárbara Melo, diretora do Nucepe, o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, a Superintendente de Gestão Administrativa e Controle de Gastos da SEAD/PI, Caroline Viveiros, além de toda a equipe do Corpo de Bombeiros.
“Para a Uespi é importante participar do plano de execução e segurança do governo Rafael Fonteles. Estamos prontos e atentos para atuar com excelência em todas as etapas do edital. O Piauí ganha com mais profissionais. Atenção população piauiense, fiquem atentos aos requisitos e procedimentos presentes no edital”, ressalta o reitor da Uespi, Evandro Alberto.
“Essa é a maior seleção e o maior concurso da história do Corpo de Bombeiros. Vamos dobrar o número do contingente da corporação e esperamos que no dia 19 de outubro, Dia do Piauí, nós já estejamos convocando os aprovados para o curso de formação”, explicou o secretário Chico Lucas. Ainda durante a solenidade, o secretário antecipou que após o concurso será realizada a reformulação dos quadros de oficiais.
Chico Lucas reforça que esta é uma das realizações para o fomento da segurança para todos os piauienses. “O Corpo de Bombeiros, atualmente, conta com 340 bombeiros ativos. Com este concurso, o órgão passará para 740 profissionais atuando pela segurança do nosso estado. Também aqui, contribuindo grandemente, a nossa Uespi, através do Nucepe, com um trabalho de excelência para que tudo ocorra nos conformes e, no dia 18 de outubro, possamos estar convocando esses candidatos”, fala.
Acerca dos procedimentos do edital, a professora Bárbara Melo, diretora do Nucepe, explica que todas as etapas estão muito bem descritas no certame. “As inscrições iniciam no dia 14 de abril, na próxima semana, e os candidatos devem ficar atentos aos procedimentos de inscrições presentes no edital. Além disso, também devem observar os requisitos, as vagas, dentre outros”.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, José Arimateia, este é um marco na instituição. “Teremos o fomento de mais profissionais. Isso fortalece as ações da corporação tanto na capital como também no interior do Estado. Além do concurso, também recebemos equipamentos prontos para atender a população”, conta.
Investimentos
“Estão sendo entregues desencarceradores, máscaras respiradoras, motos aquáticas e autorização para contratação dos seis viaturas utilizadas para o combate a incêndio e salvamento de diversos tipos. Esses ABTS ( Auto Bomba Tanque e Socorro) serão encaminhadas para os municípios que receberão novas sedes dos Bombeiros”, anunciou o secretário Chico Lucas.
Outra solicitação apresentada pelos Bombeiros e anunciada pelo secretário, é a autorização da instituição de um comitê para a reformulação do fundo de investimentos. “Apresentaremos para Assembleia Legislativa do Piauí a criação de comitê para que todas as decisões referentes a restruturação e investimentos do fundo sejam tomadas de forma colegiada”, explicou Chico Lucas. Ainda de acordo com o gestor, este comitê deverá ser formado pelo comandante-geral, coronel Rêgo, oficiais do Corpo de Bombeiros e membros da Secretária de Segurança.
Outra medida anunciada foi aplicação da nova lei que regula o novo sistema de ensino para todos os militares que passará a ser estendida aos militares do Corpo de Bombeiros. A lei, que antes só contemplava apenas a Polícia Militar, já foi acatada pelo governador e garante que os futuros Praças serão dispensados da necessidade de realizarem dois cursos, o de Cabo e Terceiro Sargento. Além disso também será encaminhado para Assembleia Legislativa, aplicação da promoção de condições especiais para os Bombeiros oficiais que já estão próximos da reserva, adquirindo assim, a possibilidade da aposentaria com as condições especiais.
Cronograma de execução do edital:
Inscrições: 14/04 a 04/05
Primeira etapa (prova escrita, objetiva e dissertativa): 21/05
Resultado da primeira etapa: 16/06
Segunda etapa (exame de saúde): 6 a 14/07
Terceira etapa (exame de aptidão física): 7 a 14/08
Quarta etapa (avaliação psicológica): 10/09
Quinta etapa (investigação social): 14/04 a 04/05
Divulgação dos aprovados: 18/10
Confira o edital completo:
https://nucepe.uespi.br/bmpi2023.php